sábado, 20 de setembro de 2008

Eu sou a mãe do LUCAS!!!

Pense numa ansiedade... acho que mais do Cau do que minha, na verdade. Ele estava louco pra saber o sexo do bebê. Eu, no fundo, desconfiava ser um menino mas nunca quis me manifestar. Temia criar uma expectativa e depois me frustrar... mas enfim, o Cau, em toda a sua insistência paternal, decidiu pagar um ultra-som particular para vermos o sexo do bebê.

A médica que atende na clínica aqui na Praia do Forte vem apenas as quarta-feiras, então, desde terça a tarde, a pergunta do Cau era a mesma: "vamos fazer o ultra-som?".
E a cena se repetiu antes de dormir, na hora de acordar na quarta, quando eu cheguei no escritório e até o momento de entrarmos na clínica.

Barriga preparada, maquininha na mão, papai ansioso... e o pipizão do meu filho no monitor!!!
Que alegria!!! Acho que felicidade maior não existe. Todos nós ficamos muito felizes em saber que é o Lucas que chegará.


SEJA MUITO BEM-VINDO, MEU FILHO!!!

sábado, 13 de setembro de 2008

Primeiro show do meu bb!

Filho(a) de baiano com paulistana que ama essa terra só poderia dar nisso... curtindo um carnaval fora de época! E amando, pelo jeito!

A mamãezinha aqui sacolejou a pança a noite toda no Sauípe Folia. E detalhe: em plena quinta-feira a noite!
Confesso que lá pelas 02:30 da madruga a barriga começou a pesar e dar umas dorzinhas de leve. Acho que ele (ou ela) já tava cansado e queria dar um tempo. rs


Mas foi massa!!! Dancei, vi gente diferente, conheci a Costa do Sauípe, tomei muito H2OH e curti muito com o papaizinho Cau. Uhuuuuuu!!!



Mensagem carinhosa da amiga Eliane Reimberg

Oi, minha linda!
Há quanto tempo... que barriguinha mais charmosa é essa !?!
Fiquei tão feliz quando a Regiane me contou a novidade! Que surpresa maravilhosa !
E você, como está? Sentindo muito enjôo ? Conte tudo, pois você é a mamãe do ano. rs
Li, já sabe o sexo do bebê ? Fico imaginando a alegria dos seus pais... devem estar babando!

Quanto à Gabi, só tenho que agradecer a Deus por tanta felicidade. Ela é tudo em nossas vidas. Muito aplicada na escola, pois começou a ler logo quando completou cinco aninhos, é muito dedicada mesmo. É o nosso orgulho !
Espere o seu bebezinho nascer para você sentir tudo isso, Liza. É algo de outro mundo. Quando as pessoas me falavam desse amor maternal eu achava bonito, mas, não tinha a dimensão da sua grandiosidade. É lindo !Trocaremos muitas figurinhas ainda sobre os nossos filhos, você vai ver.
Amiga, já dá para sentir a sua felicidade, por isso, só tenho a desejar muita saúde para vocês dois e toda a proteção divina para ambos.
Mande notícias, tá ?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Recado da tia Meire

Oi Liza,
Que bom que gostou, são coisas simples, mas de coração. Este macacão a Laura usou, mas como serve tanto para menino ou menina eu já quis lhe enviar.
Sua mãe é uma fofa, brincou muito com a Laura, me ajudou bastante, e a Laura aproveitou o colo da vó da Bahia.

De fato a Laura é um anjo que veio trazer luz para minha vida e também para a minha família, bem como para a família do Luiz. A Laura encheu nossa vida de Esperança.
E quanto a ficar emocionada, vixi, eu me emociono fácil, fácil .. agora por exemplo tô quase chorando.
Espero que goste da retrospectiva, fizemos com muito carinho.
Eu também espero ter sempre a sua amizade, até porque te considero como irmã.
Te amo muito, viu? Se cuida e tb cuida bem deste bebê lindo, meu sobrinho ou sobrinha, tá?Beijos

19ª semana - Minha Gravidez Semana a Semana

"O peso extra pode afetar na postura da mulher que já não fica com a coluna ereta, causando dores. Use sapato baixo e tome banhos quentes para aliviar as dores."
Não estou suportando estas dores nas costas... o que fazer?!

Curiosidade...
Seu peso hoje, só por curiosidade:
No seu ganho de peso até agora pode contar que:
200g é o seu bebê
170g a placenta
320g o líquido aminiótico
320g o útero
180g cada seio
O restante do seu peso refere-se a líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas. Portanto, o ganho considerado de peso é algo absolutamente normal.

Agradecimentos especiais de uma grávida!

Vou fazer uma lista de agradecimentos em meu nome e do Lucas ou Beatriz, especiais para vó, pra tia Cristina e pro tio Fefê:
- Obrigada pelas mega-maxi-super-gg-calcinhas para grávida (que afastam os maridos!).
- Muuuuito obrigada pelas bolachas de pão de mel que meu avô devorava... cada mordida que eu dou, penso nele e falo pro meu filho que era um dos doces que o bisavô dele mais gostava (parece que eu vejo o vô por perto rindo...).
- Muito agradecida pela vó ter dado o terço de pedra pra mãe, que por sua vez deu pro meu bb. É lindo e vai ficar no berço dele.
- Adorei a calça branca pra grávida! Vou ficar gata!!!
- Gostei do porta-frios duplo. Vai ser sucesso lá em casa!
- Meu bb e a mamãe aqui agradece as garrafinhas térmicas! Lindas!!!
- Até o Kaê ganhou presentes e amou os bichinos (e já comeu até o braço de um! rs). Primeiro teve medo, depois já começou a babar... não comentem isso com o Billy.
- Ah! Não posso deixar de agradecer o Kauã, filho do Thiago, e pela história dele em mandar o vô pra casa do caralho em pleno velório. Ri demais!!!

- Agradeço a Meire por mandar presentinhos pro meu bb e o mais especial: a retrospectiva da Laura... que inspiração para sermos mães e cuidarmos de uma maneira tão especial nossos filhotes.

- Obrigada Taty pelo primeiro album do meu bebê! Quero colocar todas as fotinhos dele lá!

- E pro meu avô, um agradecimento especial: deixou todos os "ouros" pra mim (relógio e corrente). Estou rica!!!
Acho que de todos os presentes, com certeza este foi o mais significativo. Claro que o mais importante é lembrar do meu avô como ele era, principalmente com os netos... mas ter uma recordação dele assim, tão especial, é como tê-lo perto de mim sempre!

Obrigada a todos vcs, minha família amada e amigas queridas, que mesmo distante, participam da minha gestação, tornando ainda mais especial este momento tão importante na minha vida! AMO MUITO VOCÊS!!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

20 atitudes para seu bebê crescer mais inteligente

Está nas suas mãos tornar seu filho ainda mais esperto e plugado no mundo. Comece já a pôr em prática as idéias dos nossos consultores e se prepare para ótimas surpresas com o seu filhote.
1- O poder do peito
A amamentação é o principal estímulo ao bebê, sem falar do bem que faz à saúde dele. O contato físico durante o aleitamento desencadeia reações vitais ao desenvolvimento afetivo, emocional e mental dele. Nos Estados Unidos, pesquisas mostram que crianças que mamaram no peito têm Q.I. mais alto. Por isso, se for possível, amamente.

2- Olhos nos olhos
Quando estiver amamentando ou conversando com o bebê, olhe nos olhos dele. A criança nasce preparada para enxergar a mãe desde as primeiras mamadas. É quando registra sensações e começa a construir a memória.

3- Língua de fora.
Além de o rosto humano ser atraente para o bebê, estudos revelam que nos primeiros dias a criança já pode imitar o que vê - ou seja, dá conta dos desafios iniciais.

4- Gestos que falam
A criança faz a leitura do corpo e da expressão dos adultos que a cercam. Por isso, é importante demonstrar os sentimentos. Um simples beijo estalado gera a conexão de milhares de neurônios.

5- Música, maestro!
Cante canções de ninar, invente uma musiquinha ou coloque uma para o bebê escutar. Já existem estudos comprovando que ouvir música clássica (se toda a família curtir o programa, claro) contribui para o aprendizado da matemática.

6- Fralda com graça
Transforme a troca de fralda em diversão pura. Leves toques na barriguinha e no bumbum podem despertar o sentido do humor. Mas fique atenta: cara feia ou beicinho indicam a hora de parar.

7- No maior papo
Fale com ele sobre o tempo, sobre a alegria de tê-lo na sua vida, sobre o que ele quer fazer a seguir - enfim, sobre qualquer coisa, mas fale. Durante a conversa, a criança começa a perceber a melodia e o timbre da voz. Faça pausas entre as frases para o bebê aprender que há um momento para falar e outro para ouvir.

8- Vamos passear
Outros rostos, sons e cores da rua despertam naturalmente a curiosidade do bebê. Mas cuidado com a quantidade de estímulos para não deixá-lo agitado demais.

9- Farra no banho
Aproveite o momento em que o bebê se delicia batendo pés e mãos na água e vá dizendo o nome das partes do corpo. Assim você o ajuda a ampliar o vocabulário.

10- Espelho, espelho meu...
Por volta do quinto mês, o bebê se encanta ao se ver no espelho, mas ainda não se reconhece - o que vai ocorrer a partir de 1 ano. Mesmo assim, desde cedo brinque com ele em frente ao espelho e mostre "novidades" como o umbigo.

11- Que cheiro é esse?
Na hora do banho, deixe o bebê sentir o perfume do sabonete. Durante o almoço, aproxime algum alimento para que ele perceba o cheiro. Observe as reações. Esse jogo simples está relacionado ao desenvolvimento das noções mais básicas de prazer e satisfação.

12-Palmas, beijinhos, tchau
Os códigos sociais podem ser transmitidos desde cedo. Com o tempo, o bebê vai associar cada gesto à sua função.

13- Espetáculo de luz e cor
Objetos com cores vivas e brinquedos com luzes são uma atração irresistível e um aprendizado garantido.

14- Esconde - esconde
Primeiro é a fralda cobrindo o rostinho. Depois são os objetos jogados no chão. É o desaparecer e o aparecer, o ir e o voltar - um verdadeiro treinamento para lidar com situações de separação, como a da mãe que sai para trabalhar.

15- Causa e efeito
Anuncie algumas ações antes de executá-las: "Agora, vou acender a luz" ou "Vou fechar a porta" vão, aos poucos, ensinando ao bebê a relação entre causa e efeito.

16- Você no caminho
Deite em um edredom e deixe o bebê escalar seu corpo. Ajuda a coordenação.

17- Toque de carinho
Passe suavemente um retalho de seda ou veludo nos pés ou nas bochechas do bebê. Cada novo contato desencadeia um turbilhão de conexões neurológicas.

18- Dê nome aos bois... e a tudo o mais
Descreva tudo que vê ou ouve: "Veja a rosa vermelha"; "O cachorro latiu". Facilita a identificação.

19- Pele sobre pele
Massageie delicadamente braços, pernas e a barriga dele. O contato favorece as sensações de afeto e de segurança.

20- Balancê, balancê
Movimente o corpo do bebê com suavidade para a frente e para trás, de um lado para o outro. A criança gosta e, se quer continuar, pede mais. Com isso, aprende a reconhecer o que lhe agrada ou não

Gravidez e dores nas costas.

Raras são as gestantes que não apresentam dores e desconfortos nas costas, principalmente na região lombar.
Em geral, as dores lombares na gestação são causadas porque o hormônio relaxina é liberado, oferecendo uma maior mobilidade às articulações, tornado-as frouxas, preparando o corpo da mulher para o parto normal facilitando a passagem para o bebê.
Associado a ação hormonal, com o avanço da gestação o abdômen cresce, mudando o eixo postural. Os ombros tendem a inclinar pra trás compensando a projeção do abdômen para frente. Essa acomodação do eixo do equilíbrio, leva ao aumento da lordose lombar.
Não é só a dor que deve ser levada em consideração, mas esse aumento da lordose lombar pode levar a um desgaste das articulações intervertebrais, podendo se agravar no pós-parto.
Exercícios de alongamento, fortalecimento, orientações posturais e ergonômicas, massagens são importantes na gravidez para prevenir dores e manter a coluna saudável durante a gestação e no pós-parto. Converse com o seu obstetra sobre atividades supervisionadas por fisioterapeutas para ajudar a minimizar esse desconforto. Tenha certeza que prevenir também resultará em reflexos positivos no cuidado com o bebê.

obs: Eu tô sofrendo com dores na minha lombar... :(

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ღღ EU VOU SENTIR FALTA... ღღ

Tirei este texto de uma comunidade do Orkut. Como toda grávida adora ler coisinhas sobre gestação e se emociona com isso, resolvi colocar este que mesmo simples (ou para outros piegas), retrata bem este momento especial que estou passando.

ღღ EU VOU SENTIR FALTA... ღღ
De quando nós dois éramos apenas um
De ser elogiada todo dia
De sentir minha barriga mexer
De ganhar comida de presente
De tomar dois sorvetes sem culpa
De quando minha barriga não chamar mais atenção
De ser bajulada o tempo todo
De escutar meu som favorito, a batida do teu coraçãozinho
De esperar ansiosa pelas ultrassonografias
De ser chamada de barriguda e ficar feliz
De ler mil artigos sobre o mesmo assunto: a gravidez
De ficar curiosa imaginando como será seu rostinho e com quem será parecido
De desdobrar suas roupinhas e guardar todas de novo
De fazer xixi a cada hora, inclusive de madrugada
De me sentir cansada, com dor nas costas
De me pesar e ficar feliz com cada quilinho a mais
... Vou sentir falta de tudo isso e mais um pouco ainda! Mas esta falta será compensada pois você estará aqui comigo, nos meus braços, alegrando ainda mais os meus dias!

Fonte: comunidade Gravidez: Caminho de um sonho - Orkut

Consulta do mês de Setembro - 19 semanas

Hoje tive mais uma consulta com minha GO e confesso que sai do consultório me sentindo "a grávida"!
Aliás, preciso fazer um comentário: fui muito feliz em achar a Dra. Giulia e tê-la como minha obstetra. Hj tivemos uma consulta muito especial, cheia de cumplicidade entre médico e paciente. Conversamos sobre parto normal, bem-estar, aparência... muito legal!
Recebi muitos elogios... minha pressão arterial está mais baixa, a altura uterina é de 19 cm e o melhor: NÃO ENGORDEI!!!
Que mamãezinha mais linda! :)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Barriga de 17 semanas!



Amiga Meire.. adorei esta sua mensagem que vc deixou no Orkut

Oi Li,
Eu tb adorei, aliás é sempre muito bacana falar deste momento mágico que vc está vivendo e que de certa forma tb estou vivendo, mas em uma fase um pouquinho mais adiantada (rsrsrsrs). Obrigada por me permitir embora distante estar tão perto do seu dia a dia.
E a nossa expectativa continua ... será menino ou menina... na verdade o que importa mesmo é que venha com muita saúde!!!
Saudades!
Se cuida.
Beijos da amiga que te ama muito

(amiga sempre muito amada, mãe da minha sobrinha modelo Laura)

Tanta coisa pra dizer...

... tantos fatos aconteceram nestes dias.
Eu tive um final de semana repleto de emoções e sentimentos aflorados. Não que isso não fosse normal no universo das grávidas mas tudo aconteceu.
Sábado, dia 30/08, apesar de parecer banal para alguns, para mim foi muito especial. Eu e o Cau levamos nosso Kaê (nosso dog SRD - sem raça definida) no veterinário, para tosa e uma consultinha. É um ritual nosso, que nos dá um sentimento bom de família. A gente se diverte vendo como as pessoas cuidam dos seus bichinhos de estimação (como se fossem bebês) e a gente se inclui neste cenário.
Depois eu e o Cau fomos comprar nosso notebook (ele tá amando e melhor, pagando!). Acho que será essencial nas minhas folgas durante a licença maternidade.
Fizemos umas comprinhas pra casa, comidinha japa a noite... delícia!
Tão bom quando a gente consegue se curtir nas rotinas diárias da casa!

Domingo, 31/08, infelizmente será uma data a ser lembrada por muito tempo. Meu vôzinho Alfredo faleceu.
O pior é que eu fui a última a saber... todo mundo temeroso em me dar a notícia. Eu na praia, bela e formosa tostando a barriga sem saber de nada!

Fiquei muito triste mas soube encarar esta situação de uma forma muito madura (eu acho!). Claro que sentiremos falta do meu avô e eu sempre serei a "boneca" dele (desde pequena ele me chama de "minha boneca"), mas não pude ficar muito triste ou me lamentando pelo o que ac0nteceu. Eu tenho uma vida dentro de mim e tenho que ser forte e mostrar pra ele que podemos vencer as maiores tristezas que a vida nos dá.
Além disso, tenho certeza de que meu filho (filha) conhecerá meu vô Alfredo de uma forma muito especial e que aquele "cheiro" que ele prometeu em dar na minha barriga será dado... espiritualmente!
Deus sabe o que fazer das nossas vidas... e meu vôzinho sempre será muito amado!